7 de mai. de 2011

União Homo Afetiva é Aprovada pelo STF

Por unanimidade, ministros entendem que casais do mesmo sexo formam uma família.

 

Por unanimidade, pelo placar 10 votos a 0, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram a união estável para casais do mesmo sexo. A partir de agora, companheiros em relação homoafetiva duradoura e pública terão os mesmos diretos e deveres das famílias formadas por homens e mulheres.

O julgamento que reconheceu a união homoafetiva durou mais de 11 horas. Foi iniciado nesta quarta-feira e encerrado na noite desta quinta-feira. Além de representantes do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público, que ingressaram com ações pelo reconhecimento dos casais no STF, diversos representantes de entidades que lutam pelos direitos dos homossexuais participaram do julgamento.

Os efeitos da decisão, no entanto, não são totalmente conhecidos, pois alguns não estavam formulados nas ações do governo do Rio de Janeiro e da Procuradoria-Geral da República, que foram em analisados pelo STF no julgamento de quinta-feira.

As ações pediam que a união estável homossexual fosse reconhecida juridicamente e que os casais homossexuais pudessem ser considerados como entidade familiar. Com o resultado, os casais homossexuais passam a ter direitos, como herança, inscrição do parceiro na Previdência Social e em planos de saúde, impenhorabilidade da residência do casal, pensão alimentícia e divisão de bens em caso de separação e autorização de cirurgia de risco. Além disso, casais homossexuais também poderão adotar crianças, com o mesmo direito de um casal heterossexual.


Agora esperemos para ver se a Homofobia vira ou não crime, porque, afinal de contas todo ser humano tem o direito de amar, seja uma pessoa do mesmo sexo ou não. E se a homofobia virasse crime previsto em lei, pelo menos os homossexuais teriam direitos iguais na sociedade brasileira, já que a lei da discriminação não abrange a Homofobia.

Nenhum comentário: