26 de jul. de 2011

Projeto HAARP


O projeto HAARP (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, em português) trata-se de uma investigação financiada pela Força Aérea dos Estados Unidos, a Marinha e a Universidade do Alasca, com o intuito "oficial" de "entender, simular, e controlar" os processos ionosféricos que poderiam prejudicar sistemas internos de comunicação e sistemas de vigilância no planeta.

Entretanto existem controvérsias que dizem que tal projeto está sendo usado como uma arma geofísica e que ele foi responsável pelo terremoto no Japão e o Maremoto no Haiti.

Em 1999, o governo Europeu emitiu uma resolução que afirmou que o HAARP era usado como arma militar. E em 2002, a mesma coisa aconteceu no governo Russo, onde com 90 assinaturas, foi apresentado para o presidente Vladimir Putin, um dos responsáveis pelo comitê de Relações Internacionais e de Defesa, um relatório que alega que a HAARP é usado como arma geofísica de alta peliculosidade.

O principal componente de HAARP é o Instrumento de Investigação Ionosférica (IRI), um aquecedor ionosférico. Trata-se de um sistema transmissor de alta frequência (HF) utilizado para modificar temporariamente a ionosfera. O estudo destes dados contribui com informações importantes para entender os processos naturais que se produzem nela.

O Projeto HAARP tem sido objeto de controvérsias desde meados da década de 1990, após alegações de que as antenas poderiam ser utilizadas como uma arma. Em agosto de 2002, o Parlamento Russo apresentou formalmente uma menção crítica. O Parlamento emitiu um comunicado de imprensa a respeito do HAARP escrito pelas comissões de Relações Internacionais e de Defesa, assinado por 90 deputados e apresentado ao presidente Vladimir Putin. Segundo o comunicado:

    Os Estados Unidos estão criando novas armas geofísicas que podem influenciar a baixa atmosfera terrestre [...] A significação deste salto qualitativo pode ser comparada à transição de armas brancas para armas de fogo, ou de armas convencionais para armas nucleares. Este novo tipo de armas difere dos tipos anteriores à medida que a baixa atmosfera terrestre torna-se objeto direto de influência e um de seus componentes.

Por sua vez, o Parlamento Europeu, em resolução de 28 de janeiro de 1999 versando sobre meio-ambiente, segurança e política externa, assinalava que o Projeto HAARP manipulava o meio-ambiente com fins militares e solicitava que o mesmo fosse objeto de avaliação por parte da Science and Technology Options Assessment (STOA) sobre as possíveis consequências de seu uso para o meio-ambiente regional, mundial e para a saúde pública em geral. A mesma resolução do Parlamento Europeu pedia a organização de uma convenção internacional com vistas à proibição em escala global do desenvolvimento ou utilização de quaisquer armas que possam permitir a manipulação de seres-humanos.
Entretanto, até hoje os Estados Unidos nega que o projeto HAARP seja usado como arma geofísica, mas também nunca deixou que a ONU fizesse vistorias nessa grande máquina localizada no Alasca, o que é estranho e misterioso, seria mesmo o HAARP usado como arma para modificar o clima em diversas partes do planeta?! Seria mesmo o homem capaz de criar uma arma com tal efeito?!

Ainda não se tem respostas para tais perguntas, somente especulações.

Nenhum comentário: